sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Aromaterapia aplicada a inalação


Inalação a vapor é um bom meio de tratar problemas epidérmicos e respiratórios, e é também útil para alterar estados de espírito ou estados emocionais.

O método consiste em adicionar umas poucas gotas de óleos essenciais a uma tigela de água quente, depois cobrir a cabeça com uma toalha e inalar os vapores aromáticos por um a dez minutos.

Note que esse não é um bom método se você tiver vasos capilares rompidos na face.

Para pessoas asmáticas, um método melhor é pingar uma gota de óleo diluído na palma da mão, esfregar vivamente as mãos para criar calor e depois pôr as mãos em concha sobre a face.

OBS: Óleos essênciais devem ser sempre diluídos em óleos vegetais antes de serem aplicados na pele pois podem causar queimaduras se forem aplicados puros diretamente sobre a pele.

Este método de inalação a seco é também bom para um rápido estímulo, ou se você está em algum lugar onde a inalação úmida é impossível.

Duas ou três gotas de óleo essencial costumam ser o suficiente para uma inalação.

Tome cuidado com hortelã-pimenta, especiarias e óleos cítricos; eles são fortes e podem queimar a pele e os olhos. Uma ou duas gotas são o bastante.

A inalação é um meio simples e eficaz de usar óleos essenciais. Madame Maury descreveu o efeito da inalação numa garota com o rosto inchado e pele congestionada:
O efeito foi conseguido em poucos minutos. O inchaço em seu rosto reduziu-se ante nossos olhos. Foi surpreendente, espetacular, se poderia dizer.

Os efeitos das inalações são imediatos, mas transitórios, portanto é importante usá-las regularmente, duas ou três vezes ao dia, e sustentá-los com outro método tal como massagem.
Inalações são particularmente eficazes para problemas refratários de sinusite.

Eis algumas receitas para inalações:

Dor de cabeça/enxaqueca
Manjerona, 1 gota
Lavanda, 1 gota
Hortelã-pimenta, 1 gota

Expectorante, anti-séptico pulmonar
Sândalo, 1 gota
Tea Tree, 1 gota
Benjoim, 1 gota

Resfriados de cabeça ou congestão nasal
Eucalipto, 1 gota
Lavanda, 1 gota
Hortelã-pimenta, 1 gota

Vapor facial
Camomila, 2 gotas
Lavanda, 1 gota

Extraído do livro: Aromaterapia Holística – Ann Berwick

Um comentário:

  1. Muito interessante, Aline. Gostei de saber um pouquinho mais acerca da inalação e da aromaterapia. Um abraço, boa noite :)

    ResponderExcluir