sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Como atua a aromaterapia?



Aromaterapia é o nome dado aos tratamentos realizados através da aplicação dos óleos essenciais, o qual é extraído do reino vegetal (flores, folhas, frutos ou raízes).


A Aromaterapia costuma defenir-se como o uso sistemático que se faz dos óleos essenciais em tratamentos complementares, com o objetivo de tratar os aspecto fisico, mental, emocional e espiritual de cada individuo.


"A cura da parte não deveria ser tentada sem o tratamento do todo. Nenhuma tentativa deveria ser feita para curar o corpo sem a alma e, para que a cabeça e o corpo sejam saudáveis, deve-se começar pela cura da mente, pois este é o grande erro de nossos dias no tratamento do corpo humano, em que os médicos separam primeiro a alma do corpo."


(PLATÃO - 428/347 a.c.)

A Aromaterapia atua essencialmente de 2 formas:

- Através do olfato

- Através da absorção da pele e sua consequente entrada no sistema sanguíneo.


Os óleos essenciais estimulam, através do olfato, o sistema nervoso central, o cérebro, a memória e a psique, pois induzem a libertação de substâncias neuroquímicas que podem ser sedativas, estimulantes ou relaxantes.


Quando usados na pele suas propriedades medicinais penetram nos poros, atingindo a corrente sanguínea, o sistema linfático chegando dessa forma aos órgãos.


Os óleos possuem a capacidade de restabelecer o equilíbrio da mente e de todos os sistemas do corpo humano; as suas propriedades também auxiliam na elevação espiritual, no relaxamento, na meditação e na sensação de bem estar.


Como podem ser utilizados os oleos essenciais?


Massagens - Os óleos essenciais são adicionados a uma base de oleo para massagem e em seguida espalhados pelo corpo de forma suave e relaxante para permitir a absorção dos óleos pela pele.

Os óleos utilizados desta maneira levam cerca de 15 minutos a fazerem efeito

Inalação - Os óleos essenciais podem ser misturados com um pouco de àgua e vaporizados em aromatizador, proporcionando ambientes adequados aos problemas de cada indivíduo.


Banhos - Podem misturar-se gotas de óleos essenciais à água do banho provocando um bom período de relaxamento e o desbloquear se situações ligadas aos sentimentos que provocam enfermidades do ponto de vista fisico


Compressas - As compressas ajudam em caso de desconforto fisico promovendo o relaxamento e o bem-estar.


Nota: As gestantes só devem utilizar os oleos complementares sob supervisão de um aromaterapeuta.
*****************************************************
ALINE SANTOS: É Jornalista, Terapeuta Holística,Taróloga,Cabalista, Professora,Educadora Patrimonial, Escritora, Numeróloga, Pesquisadora de Ciências Ocultas, Palestrante, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica, Tarô Terapêutico e Numerologia.
E-mail:
arcanjo.azul@hotmail.com

Um comentário:

  1. Adorei as informações de seu email. trabalho com pintura, mas sou biologa tbm.... dê uma espiadinha em meus blogs - anafran atelier e artemixnatureza!
    Obrigada e parabéns!

    ResponderExcluir